Um Lance de Dados 
       "Un Coup de Dês"

Quero que saibam o valor 
Da canção, se de boa cor,
Que elaborei com meu calor:
Neste mister eu levo a flor,
     Ninguém me bate,
Irei prová-lo assim que for
     Dado o remate.

Conheço bem o senso e loucura,
Conheço honra e desventura,
Já senti pavor e bravura;
Mas se propõem jogo do amor
     Não fico atrás;
Escolho sempre o que é melhor
     Do que me apraz.

Conheço bem quem me quer bem
E sei quem me quer mal também,
Quem ri de mim, quem me convém,
E se de mim se achega alguém
     Sei muito mais:
Como saber prezar a quem
     Prazer lhe faz.

Bem haja aquele de onde vim,
Pois que soube fazer de mim
Alguém tão bom para esse fim;
Que eu sei jogar sobre coxim
     De qualquer lado;
Não há ninguém que o faça assim,
     Por mais dotado.

Bendigo a Deus e a São Julião
Por tão bem cumprir a missão
E jogar com tão boa mão.
Se alguém precisa de lição 
     Que venha logo:
As que vierem voltarão
     Sabendo o jogo.

Chamam-me "o mestre sem defeito":
Toda mulher com quem me deito
Quer amanhã rever meu leito;
Neste mister sou tão perfeito,
     Tenho tal arte,
Que tenho pão e pouso feito
     Por toda parte.

E não me digam que isto é prosa.
Ainda outro dia tive a prova,
Jogando uma partida nova.
Saí-me bem no meu primeiro
     Lance de dados;
Não vi os de nenhum parceiro
     Tão bem jogados.

Mas ela disse, com desprezo:
"Os vossos dados não tem peso,
Vos desafio a uma outra vez".
E eu: "Montpelier não vale o preço
     Destes pedaços".
E ergui-lhe o avental xadrez
     Com os dois braços.

Depois de erguer o tabuleiro,
     Joguei os dados:
Dois foram cair colados,
     E o terceiro

Feriu no meio o tabuleiro.
E estão lançados.

Mallarmé
Trad. A.C.



Nenhum comentário:

Postar um comentário